Por Alana Figueiredo e Fabio Rocha
A corrida é o esporte mais democrático, ela flui como um movimento natural, e aceita todo tipo de pessoa: altas, baixas, magras, gordas, pode ser praticada nas ruas, parques, academias. Em geral, começa com uma caminhada rápida, e quando você menos imagina, já está correndo…
Mas daí falta o fôlego, o joelho reclama, surgem as bolhas nos pés e você rapidamente desiste da corrida. São estas as principais desculpas usadas por aqueles que falham em evoluir neste exercício, mas afinal você sabe o que está perdendo quando desiste da corrida?
A corrida é um exercício físico completo que traz benefícios ao corpo e a mente. Ela pode te ajudar a perder peso, a melhorar a sua capacidade cardiorrespiratória, a aliviar o estresse do dia-a-dia entre tantos outros ganhos. Seguindo orientações corretas de um profissional com formação adequada você pode alcançar os seus primeiros 5, 10, 21 e por que não os 42.1295 kms.
A corrida também faz bem para o cérebro, neurocientistas explicam o porquê: três décadas de estudos mostram que exercícios aeróbicos renovam nosso “estoque” de células cerebrais. Seja entre amadores ou profissionais, os benefícios da corrida são algo certo entre os pesquisadores. Entre as conclusões mais recentes, um estudo publicado pela revista International Journal of Sport and Exercise Psychology observou impactos positivos no humor dos corredores, inclusive durante os exercícios, o que talvez explique porque a grande maioria das pessoas que correm estão sempre com um sorriso no rosto, não?!
A seguir estão descritas 13 razões pelas quais você deveria repensar a sua relação com a corrida.
Benefícios da corrida para o seu coração
A corrida exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. Há hipertrofia excêntrica do miocárdio (alteração na parede e na cavidade do ventrículo esquerdo) melhorando a ejeção sanguínea. Desta forma o coração bombeia mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente. Com o aumento da circulação sanguínea pelo corpo, cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.
Benefícios da corrida para os seus pulmões
Correr faz com que o volume de ar inspirado seja maior, aumentando a sua capacidade de respiração. Há também um aumento da quantidade de oxigênio absorvido do ar atmosférico.
Ossos: a corrida estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea evitando problemas como a osteoporose.
Pressão arterial: correr estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação de sangue. Há trabalhos específicos para pessoas hipertensas, como trabalhar a velocidade em terrenos planos.
Cérebro: a corrida proporciona aumento dos níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas quantidades, essa substância está associada ao surgimento de problemas como a depressão.
Peso: quanto maior a intensidade do exercício maior a queima calórica e de gordura. A corrida ajuda a queimar muitas calorias, em média são gastas 70 kcal por km, podendo um corredor queimar até 700 kcal ou mais em uma hora.
Colesterol: correr reduz os níveis de LDL (colesterol ruim). Corredores de longas distâncias têm o nível mais elevados de HDL (bom colesterol), encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.
Estresse: com a corrida, há liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade. O que ajuda na concentração e na execução de atividades complexas.
Sono: toda atividade física melhora a qualidade de sono. Mas correr faz a pessoa dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda no relaxamento muscular.
Músculos: a corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.
Rins: com o aumento da circulação, há também uma melhora da função dos rins, que filtram o sangue e reduzem o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.
Articulações: correr torna a cartilagem das articulações mais espessa, o que protege mais essas regiões tão frágeis do nosso corpo.
Aumenta a libido: após 30 minutos de corrida, há um aumento da testosterona que permanece assim por cerca de uma hora, aproximadamente.
Você tem agora 13 razões para vestir um bom par de tênis e sair para correr. Caso queira montar um treino específico para as suas necessidades e objetivos, como alcançar uma dada distância, perder uma certa quantidade de peso, você pode contar comigo e com a corrida.
Como seu Treinador irei lhe orientar da melhor forma possível, desenhando um treino de corrida completo, que incluirá atividades de musculação e alongamento, essenciais para prevenir lesões durante a corrida.
E aí, animou?! Vamos treinar?
Agende uma aula experimental. Eu vou até você!
Aguardo o seu contato.
Fontes:
Neurocientistas explicam por que correr faz bem para o cérebro
10 Benefícios da Corrida Para Saúde e Boa Forma